Notícias

Hashdex adiciona XRP, SOL e XLM a ETF de US$ 150 milhões

A Hashdex está avançando em sua jornada no universo das criptomoedas ao anunciar a ampliação do seu ETF, o Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF (NCIQ). Lançado em fevereiro de 2025, esse produto negociado em bolsa traz uma novidade: agora, ele não inclui apenas Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), mas também incorpora criptomoedas como XRP, Solana (SOL) e Stellar (XLM), totalizando cinco ativos. Essa mudança é significativa, já que esses tokens juntos representam mais de 3 trilhões em valor de mercado.

Essa iniciativa surge como uma excelente oportunidade para investidores americanos que desejam diversificar suas carteiras com ativos digitais. O NCIQ possibilita o acesso a uma gama variada de criptomoedas em um único produto, simplificando o processo para quem está no mercado. Em vez de precisar escolher individualmente qual moeda investir, com esse ETF, o investidor acompanha o índice Nasdaq Crypto US (NCIUS) e se beneficia de uma gestão baseada em regras.

Hashdex aposta no XRP e outras altcoins

Atualmente, a Hashdex já tem experiência na administração de ETPs de cripto na Europa e ETFs multimercados na América Latina, e conta com US$ 1,56 bilhão em ativos sob gestão. A empresa lançou quatro produtos de índice relacionados ao Nasdaq Crypto Index global, reforçando sua posição de liderança no mercado de criptos desde 2018. Marcelo Sampaio, cofundador e CEO da Hashdex, destaca que essa expansão representa um comprometimento em atender as necessidades dos investidores e consultores nos EUA.

Um marco para os ETFs cripto nos EUA

Samir Kerbage, CIO da Hashdex, observa que essa expansão é uma resposta à crescente demanda por produtos de investimento estruturados que facilitem o acesso ao mercado de criptomoedas. Ele acredita que a evolução do NCIQ permite que os investidores se beneficiem de uma exposição dinâmica e que se adapta às mudanças do mercado, evitando a pressão de escolher as criptomoedas que mais vão valorizar.

A clareza nas regulamentações e os novos padrões de listagem também ajudaram a pavimentar o caminho para essa expansão do NCIQ, que pode se ajustar sempre que novos ativos se encaixam nos critérios do índice. O índice, desenvolvido pela Nasdaq em colaboração com a Hashdex, estabelece critérios rigorosos que incluem liquidez e conformidade regulatória para adicionar novos ativos.

Um detalhe interessante é que, embora o Cardano (ADA) tenha potencial para ser incluída, ainda não faz parte do portfólio do NCIQ. A distribuição atual entre as criptomoedas no ETF ficou assim:

  • Bitcoin (BTC): 73,51%
  • Ethereum (ETH): 14,82%
  • XRP: 7,11%
  • Solana (SOL): 4,19%
  • Stellar (XLM): 0,37%

A parceria Hashdex e Nasdaq

Esta expansão também solidifica a colaboração contínua entre a Hashdex e a Nasdaq, que desde 2021 têm trabalhado juntas no desenvolvimento de vários índices e produtos em cripto. Atualmente, a Nasdaq atua tanto como administradora do índice quanto como bolsa onde o NCIQ é listado. Para garantir a segurança dos ativos, a custódia é realizada pela Coinbase Custody e pela BitGo Trust, enquanto a U.S. Bank Global Fund Services cuida da administração do fundo. A Paralel Distributors LLC entra como agente de distribuição.

Com o crescimento do mercado de criptomoedas como uma classe de ativos, produtos diversificados como o NCIQ estabelecem-se como referências importantes tanto para investidores institucionais quanto para o público em geral.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo